domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fala Sério, Filha!: A Vingança dos Pais, de Thalita Tebouças.

ATENÇÃO!: AVISO IMPORTANTE NO FINAL DO POST!


          Esse livro foi o meu presente de amigo-oculto para a minha mãe. Quando bati os olhos nele na livraria, tive certeza que era aquele e eu deveria levar para ela.
          Depois da minha mãe ter lio e um longo tempo ter passado, resolvi lê-lo. Estava em uma daquelas fases em que fico com muita preguiça de ler (isso normalmente acontece nas férias), então optei por ele, por ser bem levinho e dinâmico.
           Nesse livro, Thalita Rebouças, traz a história de Malu (quer dizer, Maria de Lourdes. Desculpe-me, dona Ângela Cristina), mas dessa vez na verdade contada por seus pais em uma vez outra por ela mesma.
          Ri do incio ao fim, como sempre faço quando leio os livros da Thalita.
          O livro é muito bom, mais em algumas parte é um pouco exagerado.
          Aos 11 anos de idade, eu amava os livros da Thalita. Achava um máximo! Agora, com quase 16, não vejo mais tanta graça, mas não deixo e lê-os por nada. Eles são, de fato, incríveis e recomendo super, mas talvez para um público de 10 á 13 anos.
          O mais legal desse livro (não só desse, mas como de todos os outros da série "Fala sério"), é que ela não conta a história dia por dia, mas si, um ou mais dias que ficou marcado para a família de Malu. É isso que torna o livro dinâmico, diferente e super legal.
          E para aqueles que estão pensando em dar esse livro de presente para seus pais, não se preocupem, podem dar. Eles só vão dizer o mesmo que minha mãe: "Ela é igualzinho você" e você pode responder: "Você não está muito atrás", que a conversa acaba rapidinho. rs
          Então é isso pessoal. Se você gosta dos livros da Thalita, com certeza irá gostar desse. Até a próxima!

Informações sobre o livro:
Editora: Rocco
Páginas: 213
Gênero: Literatura infantojuvenil brasileira
Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-7980-102-0 
Preço: R$ 27,50 
Sinopse: Atendendo a pedidos de pais, a escritora carioca que conquistou os adolescentes de norte a sul do país, Thalita Rebouças, lança Fala sério, filha! - A vingança dos pais, novo volume de sua série de maior sucesso. Thalita retoma a personagem principal da série, a Malu, filha da superprotetora Ângela Cristina e do paizão Armando, para contar o ponto de vista dos genitores sobre a árdua e, ao mesmo tempo, doce e surpreendente tarefa de educar os filhos. Com tiragem de 40 mil exemplares, o livro inaugura o novo conceito gráfico da coleção de sucessos de Thalita Rebouças, que incluem os livros Fala sério, mãe!, Fala sério, professor!, Fala sério, amor!, Fala sério, amiga! e Fala sério, pai!
           Com o estilo bem-humorado próprio da autora, o livro reúne crônicas sobre a protagonista, dos seis meses aos 21 anos de idade, tratando a relação conflituosa e divertida entre essas gerações. Abordando situações comuns aos pais de primeira viagem, a autora extrai de situações cotidianas os melhores momentos ou insights e desperta uma aproximação certeira com o leitor.
          Com a chegada dos irmãos mais novos – Mário Márcio e Malena – a pequena Malu manifesta a relação de afeto e rejeição típica entre irmãos, restando aos pais manter a atenção e discernimento constantes: “Pai, eu matei a minha irmã! Deixei ela cair, ela bateu a cabeça, quebrou a cabeça e morreu! Ela morreu! Ela morreu! (...) De novo, filha?”
          Seja em um tradicional almoço em família ou na hora de ponderar brigas dos filhos com coleguinhas da escola, os episódios relatam sempre a preocupação, principalmente materna, em preparar os pequenos para viver em sociedade. Passando pelas fases do orgulho da “cria”, das discordâncias e do instinto de proteção sempre presentes, os pais aprendem “na marra” a como lidar com as situações mais inusitadas, principalmente quando percebem que o bebê cresceu e já descobriu o amor.

AVISO IMPORTANTE!
Estou sem internet e não sei quando terei de novo(chora). Então não poderei postar aqui no blog, mas aos domingos continuarei postando as renhas, com a colaboração de uma amiga que irá me emprestar o computador para isso. Ah, e a partir desse mês, serei colunista do Jornalismo na Alma (depois farei um post falando melhor sobre isso), então como assumi uma responsibilidade com a Paloma, irei continuar postando lá as quarta, falando sobre livros. Espero a visita de vocês lá também. Por enquanto é isso. Beijos a todos.

4 comentários:

  1. Adorei a resenha...vi esse livro em alguns blogs e me chamou atenção...nunca li nada da Thalita e fico curiosa! Espero que resolva logo esse problema de internet...é muito ruim ficar sem. :(
    Seja Bem-Vinda ao Jornalismo na Alma.
    Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com/2012/02/voce-e-um-bookaholics.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, os livros dela são muito bons, mas não para a nossa idade. Talvez você não ache muito legal ou talvez goste. Sei lá. rs
      Também espero resolver esse problema, não estou aguentando! Sem contar que está estragando meus planos para esse ano. :/

      Muito obrigada! Estou muito feliz por fazer parte da equipe do seu blog.

      Beijos ;*

      Excluir
  2. Nossa esse livro parece ser bem interessante, coloca pra gente onde comprar??
    Tô seguindo teu blog, dá uma passadinha lá no meu para conhecer, se gostar, segue!
    Beijos!

    http://senhoritamoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito legal, vale a pena ler.
      Vou colocar sim. Quando preparei o post, estava com pressa e não tive tempo de por.
      Obrigada por seguir o blog, estou seguindo o seu também. (:

      Beijos ;*

      Excluir