domingo, 13 de novembro de 2011

Vida Imperial: Banheiros públicos: Por que eles inexistem?

Vida Imperial: Banheiros públicos: Por que eles inexistem?
Amigos do Coffee break sejam bem vindos a coluna que fala da nossa cidade! Esse é o Vida Imperial, textos que tratam dos assuntos petropolitanos! E logo na nossa estréia vou tocar num assunto que todos vocês que andam pelo centro da cidade já perceberam: banheiros públicos! Não é uma problema exclusivo da nossa cidade! Rio e São Paulo sofrem com o mesmo problema, só que há uma “pequena” diferença aí: SP e RJ tem mais de 2 milhões de habitantes cada, são capitas de estado e cidades referencia do país! Petrópolis conta com pouco mais de 500 mil habitantes, espalhados! Então nosso problema seria bem mais fácil de ser resolvido,mas não é!



O único banheiro público do centro da cidade é na praça Clementina de Jesus, ali no camelódromo atrás do Extra, antigo ABC. Isso quer dizer que quem está na praça Dom Pedro, com vontade de usar um sanitário terá de se virar ou fazer nas calças! Em Petrópolis, nesse quesito, os moradores ou visitantes vêem desenvolvendo uma habilidade peculiar e necessária: a CARA DE PAU! Já que banheiros públicos inexistem, os populares tem de entrar em estabelecimentos para poder usar seus banheiros. Em alguns casos os donos dos bares/lanchonetes/restaurantes exigem que haja algum consumo para que o banheiro possa ser usado. Em outros casos, entrar usar e sair também funciona! Eu acho isso um absurdo, os dois casos!

Uma solução prática, e ao meu ver seriam os banheiros químicos! Claro que a Comdep teria de mantê-los limpos e a população não os depredar! Uma ação solidaria das duas partes! Outra solução viável é a construção de mais banheiros como o da Pça. Clementina de Jesus e mais uma vez contando com a colaboração do povo e do governo para que funcionasse devidamente! Mas enquanto isso não acontece, cenas como homens fazendo xixi em árvores, e outras coisas piores vão continuar...
Quem sabe lendo este texto alguém se ligue né? Agora com sua licença, estou apertado aqui, e como não estou no centro de Petrópolis aqui tem banheiro! Valeuuu!

2 comentários:

  1. Olá! Não conheço sua cidade mas este é um problema que acontece em vários lugares do Brasil...assim como outros, infelizmente. Mas gostei muito do texto, o tema foi bem abordado e escrito.

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com
    Twitter:@Tri_Books

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Paula! É sim, é um problema nacional! Mas numa cidade turista como Petrópolis se agrava ainda mais! Obrigado por ler, e continue no Coffee Break!

    ResponderExcluir