terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Twitter: A nova febre do Brasil!



O Brasil tem dessas coisas. De uma hora para outra uma coisa ou pessoa vira moda no país. Foi assim com as músicas do “Créu” e “Dança do quadrado”. Não mais que de repente uma coisa explode e vira paixão nacional. Vira moda.

Isso ocorreu também com o “Orkut”. No inicio os brasileiros não sabiam nem como entrar, como usar. Mas depois da popularização da ferramenta, uma pessoa, hoje, no Brasil, que não tem “Orkut” não tem vida social eletrônica. E nos últimos messes outra ferramenta vem chamando a atenção pelo número de Brasileiros que vem utilizando-a: O Twitter!


Essa ferramenta nada mais é que um microblog onde os usuárias postam informações sobre o que está acontecendo, o famoso: What’s happening?

 Nos últimos messes os brasileiros vem invadindo o twitter. Desde pessoas famosas e influentes, como a atual presidente, até uma pessoa normal como eu, por exemplo. Essa entrada do Brasil é notada graças aos Treding Topics( Palavras mais digitadas no site, os TT’S) que cada vez mais vem sendo coisas brasileiras. Hoje, se o esforço for médio, os brasileiros conseguem por o que quiserem no TT mundial!

A ferramenta também é usada como difusora de propaganda. O site conta com um cobertura de links impressionantes, que podem ser divulgados sem qualquer restrição. Desde links de outros sites até links do próprio.

Ele funciona com o sistema de seguidores (followers). Estes podendo seguir e “desseguir” a hora que bem entendem. O twitter também disponibiliza um serviço de armazenamento de fotos, o TwitPic. Onde os usuários postam suas fotos para que seus seguidores comentem e
vejam.

O Twitter, hoje, tem no Brasil mais usuários que os vovôs “Orkut” e “Facebook”, que são do inicio dos anos 2000. Falo por mim, se uma dos meus leitores me pergunta: “ Andrey, onde posso manter contato com você para podermos conversar e tal , trocar experiências?"
Eu respondo: “ No twitter! Você tem?” Hoje em dia eu deixo para perguntar se a pessoa tem Orkut e o arcaico MSN, somente depois que eu a acho no twitter.
Mas em muitos casos o twitter sofre resistência. É chamado de futilidade de gente rica, de quem não tem nada para fazer. Eu discordo completamente. Hoje o negócio é velocidade de informação. A tv tem muita burocracia até a matéria ir ao ar. Exemplo: um acidente que acontece na Alemanha as 21 horas de lá, nós só ficaríamos sabendo na hora do jornal das 20 daqui. Lembrando que a diferença de horas do Brasil para a Alemanha é de aproximadamente 5 horas! Com a internet a noticia chega no instante que ela ocorre. E é possível acessar o twitter de celulares Smartphone. Com isso as informações giram o mundo numa velocidade incrível e inimaginável a alguns anos atrás! Por essa e outras coisa que não acho o twitter uma ferramenta fútil.

Outra particularidade do twitter é que seus usuários tem 140 caracteres para escreverem. É mais ou menos assim:


"Bom dia amigos twitteiros! Estou explicando para a galera do blog "Coffee Break" como utilizar o nosso twitter. Como todos sabem é fácil.."

Confesso que quando fiz o meu, esse foi o maior problema que tive! Mas com o tempo você acostuma. Outra coisa que você acaba acostumando também é o jeito de comunicação dentro do blog. A nomenclatura das pessoas por exemplo vem antecedidas pelo “@”. Exemplo: @Andrey_Mattos.

Existem as “Tags” que são palavras antecedidas pelo “#”. Exemplos: #Verão, #Blog, #Maria.

O twitter por não possui um corretor ortográfico por isso é palco para muitos, e põe muitos nisso, deslizes no Português. E não apenas dos anônimos, mas também do famosos como Sasha, Willian Bonner entre outros. As abreviações também fazem parte do dia-a-dia do twitter.

Por só ter 140 caracteres as pessoas abreviam muito. Exemplos: Você por VC. Não por Ñ, entre outras palavras. Outra curiosidade do Twitter é o seu TwitCam, que permite ao usuário mostrar-se por uma webcam. Coisa que já rendeu problemas a muita gente que fazia pornografia, mas também pelo confronto direto com opiniões contrarias. Um caso famoso foi o dos jogadores do Santos que menosprezaram alguns torcedores, sendo punidos, os jogadores, posteriormente. Outra coisa são as briguinhas de twiter. Uma das mais famosas foram entre os apresentadores Roberto Justus e Luciana Gimenez, que diziam que o programa do outro era ruim, e que um ganhava do outro na audiência.

Assim com lados negativos e positivos segue a vida do twitter. E como não poderia ser
diferente, se você quiser saber de coisa importantes e outras nem tão importantes assim é só me seguir: @Andrey_Mattos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário